domingo, 21 de agosto de 2022

(FAÇA ORÇAMENTO AGORA)

 

Eletricista RJ

Eletricista  

Ligue já!
Sem Compromisso!

Instalação e Manutenção

(21)99051-4605 WhatsApp

                 Ou

(21)96529-0227 

O senhor seja louvado!            


  •  Serviços:
  • Elétrica
  • Refrigeração
  • Manutenção
  • Emergências
  • Reparos
  • Elétrica em geral
  • Deus seja louvado
  • (21) 9 9051-4605 (whatsapp)
  • CORRENTE ELÉTRICA


                  CORRENTE ELÉTRICA


     corrente elétrica designa o movimento ordenado de cargas elétricas (partículas eletrizadas chamadas de íons ou elétrons) dentro de um sistema condutor.

    Esse sistema apresenta uma diferença de potencial elétrico (ddp) ou tensão elétrica.
    A corrente elétrica que transita nos resistores pode transformar energia elétrica em energia térmica (calor), num fenômeno conhecido como Efeito Joule.
    A resistência de um fio condutor facilita ou dificulta a passagem da corrente elétrica, sendo calculada através da fórmula da Primeira Lei de Ohm (R=U/I).
    Os aparelhos eletrônicos, pilhas e baterias, apresentam o polo negativo e o polo positivo. Isso explica a diferença de potencial (ddp) presente no circuito de cada um deles.
    Observe que o sentido da corrente elétrica é caracterizado de duas maneiras. Uma delas é a “corrente elétrica real”, ou seja, aquela que possui o sentido do movimento dos elétrons.
    A outra maneira é a “corrente elétrica convencional”, cujo sentido é contrário ao movimento dos elétrons e é marcada pelo movimento das cargas elétricas positivas.
    No Sistema Internacional de Unidades (SI), a intensidade da corrente elétrica é medida em Ampère (A), a resistência em Ohm (Ω) e a tensão elétrica (ddp) é medida em Volts (V).

    Condutores Elétricos

    Os condutores elétricos são materiais que permitem a movimentação dos elétrons, ou seja, a passagem da corrente elétrica. Um material é considerado um condutor elétrico dependendo da (ddp) ao qual ele está submetido.
    Os melhores condutores elétricos são os metais, por outro lado, os materiais que dificultam a movimentação dos elétrons são chamados de isolantes. São exemplos madeira, plástico e papel.
    Há três tipos de condutores:
    • Sólidos - caracterizado pelo movimento dos elétrons livres;
    • Líquidos - movimento de cargas positivas e negativas;
    • Gasosos - movimento de cátions e ânions.



    Tipos de Corrente Elétrica

    • Corrente Contínua (CC): possui sentido e intensidade constantes, ou seja, apresenta diferença de potencial (ddp) contínua, gerada por pilhas e as baterias.
    • Corrente Alternada (CA): possui sentido e intensidade variados, ou seja, apresenta diferença de potencial (ddp) é alternada, gerada pelas usinas.



    Tensão Elétrica


    A tensão elétrica, também chamada de diferença de potencial (ddp), caracteriza a diferencial do potencial elétrico de dois pontos num condutor. É, portanto, a força decorrente da movimentação dos elétrons em determinado circuito.
    No sistema Internacional (SI), a tensão elétrica é medida em Volts (V). Para calcular a tensão elétrica de um (ckt), utiliza-se a expressão:



    Onde,
    U= Tensão elétrica (V)
    = Resistência (Ω)
    i= Intensidade da corrente (A)



    Intensidade da Corrente Elétrica

    A intensidade da corrente elétrica, representada pela letra ‘i’, designa a quantidade de carga elétrica (Q) que atravessa um condutor em determinado intervalo de tempo (Δt).
    No sistema internacional sua unidade de medida é o Ampère (A), sendo calculada através da seguinte expressão:
    Corrente Elétrica
    Onde,
    I: intensidade da corrente (A)
    Q: carga elétrica (C)
    Δt: intervalo de tempo (s)



    Energia Elétrica

    A energia elétrica é produzida a partir do potencial elétrico de dois pontos de um condutor. Dessa forma, Para calcular a energia elétrica utiliza-se a equação:
    Eel = P . ∆t
    Onde:
    Eel: energia elétrica (kWh)
    P: potência (kW)
    ∆t: variação do tempo (h)

    FÓRMULAS ELÉTRICAS

        Resistência Elétrica :        

                  (R ou r) é a capacidade de um condutor se opor e dificultar a passagem da corrente elétrica. Isto é conseguido através de resistores que transformam a energia elétrica em energia térmica.

    Fórmula 

    A resistência elétrica é medida em ohms (Ω). Seu cálculo é feito através da seguinte fórmula, que corresponde à primeira Lei de Ohm:
    Resistência Elétrica
    o mesmo que
    Resistência Elétrica
    R = resistência elétrica
    U = diferença de potencial (ddp)
    I = intensidade da corrente elétrica

    Primeira Lei de Ohm

    A primeira lei de ohm diz que um condutor mantido a uma temperatura constante terá uma intensidade elétrica (I) proporcional à diferença de potencial (U).
    Disto resulta a resistência elétrica também constante (R), ou seja, a corrente elétrica é proporcional à diferença de potencial que está sendo aplicada.
    Se a diferença de potencial elétrico (ddp) - o mesmo que voltagem - for baixa, a tendência é que a corrente elétrica seja baixa também. Se a ddp for alta, a corrente elétrica provavelmente será alta.

    E a Resistividade?

    Resistência e Resistividade são coisas diferentes. A resistência está associada ao corpo, enquanto a resistividade, por sua vez, se relaciona com o material de que é feito esse corpo.
    Um fio de metal é um corpo (fio) feito do material cobre (metal).

    Segunda Lei de Ohm

    O físico alemão Georg Ohm encontrou a segunda lei de ohm. Segundo essa lei, a resistência elétrica e a resistividade variam conforme o comprimento e a largura, e também conforme o material dos condutores. Sua fórmula é:
    Resistência Elétrica
    R = resistência elétrica
    ρ = resistividade
    L = comprimento
    A = Área
    Por isso, é importante frisar que enquanto o corpo concorre para a resistência, o material de que é feito esse corpo concorre para a resistividade.
    Um corpo mais comprido tem menos corrente elétrica, ao passo que um corpo menos comprido tem provavelmente mais corrente elétrica.

    Resistores

    Os resistores são dispositivos eletrônicos que, limitando a intensidade, conseguem resistir à corrente elétrica. Assim, ela pode transformar energia elétrica em energia térmica, fenômeno que recebe o nome de efeito joule.
    Assim, os resistores são colocados em aparelhos elétricos com a finalidade de aumentar a resistência elétrica. É o caso dos chuveiros, em que a regulagem para frio e quente nada mais é do que a ativação ou não da resistência.
    Se pretendemos água fria os resistores tem de trabalhar para limitar a sua intensidade de calor, ou seja, sua energia térmica.

    Cartão de visita

     ntônio

    O senhor é bom!

    sábado, 20 de agosto de 2022

    Técnico eletricista

     Antônio

    O senhor é bom!

    Neutro aterrado


    Saiba a Razão de Aterrar o neutro da concessionária no padrão



    Algumas concessionárias de energia elétrica padronizam que o neutro deve ser interligado ao aterramento do padrão, outras não.
    Qual o motivo de se interligar o neutro da concessionária ao aterramento do padrão?
       Ao contrário do que muitos profissionais pensam, por desconhecimento de normas e padrões que regem o Sistema Elétrico de Potência – SEP, a função dessa interligação tem como objetivo principal evitar que corrente elétrica de retorno que circula pelo condutor neutro chegue até a rede de distribuição de energia elétrica, o que ocasionaria sérios problemas na rede de distribuição e até na rede de transmissão, principalmente por harmônicas.
    056 
        Caso houver corrente elétrica de retorno pelo condutor neutro na unidade consumidora, esta será desviada para o eletrodo de aterramento e não chegará à rede de distribuição, protegendo a rede da concessionária de oscilações de tensão e desbalanceamento de cargas.

        Um pensamento errôneo é o de que o neutro é interligado ao aterramento para “garantir” uma eventual falta de neutro por parte da concessionária, devido a mau contato, rompimento do condutor ou no ramal de ligação.
      Em qualquer uma das hipóteses, mesmo com o condutor neutro interligado ao aterramento  do padrão, o condutor neutro da unidade consumidora assume tensão de fase e todos os equipamentos ligados entre fase e neutro – 110V ou 127V – passarão a ser alimentados por tensão de fase fase – 220V e estarão sujeitos a serem danificados por sobretensão.


    images
      Nesta condição, se medirmos a tensão de fase fase no padrão, teremos 220V ou o valor  da tensão de fase fase de trabalho da concessionária local. A tensão de fase A com neutro será 0V e fase B com neutro, 220V, mesmo que essa tensão seja medida no ponto de interligação de neutro-terra.
       O terra NUNCA assumirá o papel de neutro, pois a única função do terra é proteger as pessoas e animais contra choques elétricos devido a correntes de retorno pelo condutor neutro ou condutor de aterramento.
    Vide NR10.
    aterramento
        O condutor neutro é gerado no “center-tap” da bobina secundária do transformador da concessionária e faz parte do Sistema Elétrico de Potência – SEP e nenhum aterramento será capaz de assumir a sua função.

       Conclusão: Se ocorrer a falta de neutro por parte da concessionária de energia elétrica, o 110/127V passa a ser 220V, e todos os equipamentos elétricos que não forem bivolts estarão sujeitos a serem danificados.Em caso de equipamentos danificados por falta de neutro, faça contato com a concessionária local e verifique os procedimentos para indenização. Uma vez que a falha for constatada na rede da concessionária e documentada, o cliente tem direito a indenização pelos danos causados.

    circuito simples de lâmpada carga circuito simples

     

    circuito simples de lâmpada

     






    circuito simples 

    Ligação nova

     

    ligação nova

                                                                LIGAÇÃO NOVA  

             Este serviço fornece energia elétrica para novos imóveis e é dividido em dois tipos: ligação individual e coletiva. 

           Ligação Individual: quando a instalação no terreno tem de 01 a 04 relógios de energia. Por exemplo: uma casa ou um apartamento. 

            Ligação Coletiva: quando a instalação no terreno tem mais de 04 relógios de energia. Por exemplo: quando uma construtora solicita todas as ligações novas de um prédio.
     
            Antes de solicitar o serviço, é necessário deixar pronta a estrutura física (padrão de ligação). Tal estrutura consiste, dentre outras coisas, em poste, caixa de medidor, eletrodutos (duto para passagem de fios), fios, disjuntor (chave), haste e caixa para aterramento. Tudo isso deve atender às nossas normas técnicas e de segurança.
              É muito importante saber a carga que você vai usar no seu imóvel antes de solicitar o serviço de ligação nova.
            Se você está precisando de ligação nova para residência, clique aqui para acessar o documento que pode ajudar com o cálculo de carga.
     
                                                                         ATENÇÃO:  


            O levantamento de carga é obrigatório para a solicitação do serviço. Se o documento acima não for o suficiente, ou você não achou algum aparelho, orientamos a buscar suporte junto a um profissional (ex: um eletricista). A apresentação dos dados deve ser a mais completa possível para não causar imprevistos no seu atendimento, danos aos componentes elétricos ou até mesmo ao seu fornecimento de energia.
              Com o resultado do cálculo de carga, agora você já sabe qual é o tipo de padrão e os documentos que você precisa nos passar.
     
               É importante que você saiba que o padrão de ligação do imóvel já deve estar pronto antes de solicitar o serviço, ou seja, não é responsabilidade da Light fazer qualquer modificação. Caso tenha dúvidas na montagem ou sobre os materiais necessários, clique aqui e acesse as nossas Normas Técnicas (RECON-BT).
     
              Ah, antes de seguirmos: recomendamos que você contrate um eletricista ou instalador qualificado para o serviço, pois a ligação depende da nossa vistoria e aprovação.
     
               Aqui vai um resumo de cada um:
     

    Ligação Tipo 1- Individual Pessoa Física com demanda até 15kVA
    • CPF;
    • RG ou qualquer outro documento oficial de identidade com foto (ex: Carteira de Habilitação - CNH);
    • O endereço completo do local (nome da rua, avenida, travessa, número da casa, bairro, complementos, referências);
    • Dados para contato (e-mail e telefone celular e fixo, se possível) do cliente.
    Ligação Tipo 2 - Individual Pessoa Física com demanda entre 15kVA e 24kVA: 
    • CPF;
    • RG ou qualquer outro documento oficial de identidade com foto (ex: Carteira de Habilitação – CNH);
    • O endereço completo do local (nome da rua, avenida, travessa, número da casa, bairro, complementos, referências);
    • Dados para contato (e-mail e telefone celular e fixo, se possível) do cliente e do responsável técnico (ex: eletricista);
    • ART – Anotação de Responsabilidade Técnica; ou
    • RRT – Registro de Responsabilidade Técnica; ou
    • TRT – Termo de Responsabilidade Técnica.
     
    Ligação Tipo 3 - Individual Pessoa Jurídica com demanda até 24kVA:
    • CNPJ;
    • Documento de identidade com foto dos sócios-administradores da pessoa jurídica;
    • CPF dos sócios-administradores da pessoa jurídica, se o número não constar no documento de identidade com foto;
    • Documento de constituição de pessoa jurídica;
    • Última alteração contratual, se houver;
    • O endereço completo do local (nome da rua, avenida, travessa, número da casa, bairro, complementos, referências);
    • Dados para contato (e-mail e telefone celular e fixo, se possível) do cliente e do responsável técnico (ex: eletricista);
    • ART – Anotação de Responsabilidade Técnica; ou
    • RRT – Registro de Responsabilidade Técnica; ou
    • TRT – Termo de Responsabilidade Técnica.

     

    ATENÇÃO

           Os documentos técnicos (ART, TRT e RRT) devem ser emitidos por profissional credenciado pelo Conselho de Classe (CREA – Conselho Regional de Engenharia e Agronomia; CAU - Conselho de Arquitetura e Urbanismo; ou CFT – Conselho Federal dos Técnicos).Se no cálculo de carga a sua demanda for maior do que 24kVA, coletiva, ou em área com rede subterrânea, precisamos fazer um estudo para atender o seu pedido. Clique aqui para saber quais as informações necessárias.
     
         já em relação a áreas tombadas pelo Patrimônio Público e/ou de conservação ambiental, é preciso apresentar documento de autorização (licença) emitido pelo órgão público competente.
             Solicitação do serviço

    Você precisa:  

    • Ser maior de 18 anos (menores emancipados*);
    • Não ter dívida vencida com a Light;
    • Não ter outro relógio instalado no mesmo imóvel.
           A solicitação pode ser feita tanto por pessoas físicas quanto por pessoas jurídicas (empresas) ou seus representantes legais, com procuração.

     A ligação nova é dividida em duas etapas. A primeira delas é a vistoria do local, em que verificamos se todas as suas instalações estão corretas. A segunda etapa é a execução do serviço, ou seja, a ligação da energia no imóvel.

     

    •  Prazo para imóveis em zona urbana:
      Vistoria: 3 (três) dias úteis a partir do 1º dia útil seguinte à solicitação
      Ligação: 2 (dois) dias úteis a partir da aprovação da vistoria, caso seja aprovada;
       
    • Prazo para imóveis em zona rural:
      Vistoria: 5 (cinco) dias úteis a partir do 1º dia útil seguinte à solicitação
      Ligação: 5 (cinco) dias úteis a partir da aprovação da vistoria, caso seja aprovada;
       
    • Prazo para imóveis em local sem rede da Light ou afastados no mínimo 30 metros da rede existente:
      Para esses casos, será necessário ampliar ou construir uma rede. Temos os seguintes prazos, contados a partir do pedido de ligação, para elaborar um projeto com orçamento e estimativa de conclusão das obras:

     
         - 30 dias para responder sobre o estudo (avaliação das necessidades técnicas)


          - 60 dias para executarmos a obra em rede Baixa Tensão;


          - 120 dias para executarmos obras até 1 km de Média Tensão;


         - Obras subterrâneas e extensões acima de 1 km segue um cronograma especifico 

         A primeira vistoria não é cobrada. Cobraremos as demais vistorias realizadas no local, se você não cumprir as exigências técnicas. Por exemplo: sem estrutura física (padrão de ligação) instalada.

     
         cobrança será feita na primeira conta de energia após a ligação do relógio e não se esqueça: não recolhemos dinheiro no momento da vistoria ou na própria ligação. Fique de olho e denuncie caso isso ocorra!
          Após providenciar os documentos, você pode solicitar a ligação nova do seu imóvel pelos seguintes canais: 
    • Agência Virtual: clique aqui para registrar o seu pedido;

    • Agências Comerciais: clique aqui para consultar onde ficam nossas agências                             

    Eletricista-antonio tijuca

     

    Faça um orçamento: 


    (21) 9 9051-4605 whatsapp

    Fazemos todo serviço elétrico, manutenção e reparos técnico com crt

    Serviços técnicos com laudos

    Todos os tipos de laudos:ponto quentes em quadro, aumento de carga e ligação nova pela Recon bt light s/a

    Entre em contato : Cel (21) 9 6529-0227

    Faça um orçamento

    Instalação de equipamentos elétricos

    Alguns de nossos serviços de eletricista

    Eletricista Antônio

    Venha conferir os nossos serviços, faça um orçamento (21) 9 9051-4605 whatsapp responsável técnico eletricista Antônio

    Trabalhamos na região norte Rj

    Deus seja louvado!

    (FAÇA ORÇAMENTO AGORA)

      Eletricista RJ Eletricista   Ligue já! Sem Compromisso! Instalação e Manutenção (21)99051-4605 WhatsApp                  Ou (21)96529-0227...